A EMPRESA

A também conhecida pelo nome fantasia de “Brasileiro” originou-se a partir de Aluyr Tassizo Carletto, até então madeireiro, que veio do Espírito Santo com sua esposa e filhos para a cidade de Guaratinga em busca de novos horizontes e com o intuito de explorar o comércio de madeira da região.

Em 1979, com sua visão nata de empreendedor, adquiriu três ônibus usados da empresa Expresso Guaratinga dando o pontapé inicial para o transporte de passageiros. Em 1980 ampliou o seu negócio com a aquisição de 6 ônibus da então chamada Expresso Itamaraju, progredindo no ramo. Em seguida, no ano de 1981, nomeou o empreendimento por Expresso Brasileiro operando nas linhas de Itamaraju/Água Limpa, Itamaraju/Guaratinga – via União e, logo em seguida, Cajuíta, Itamaraju/Jucuruçu, Itamaraju/Nova Alegria e São João da Prata.

Durante todo esse trajeto o quadro funcional da empresa era basicamente composto por seus filhos que, com espírito de luta e com uma visão também empreendedora, começaram a operar linhas urbanas em Eunápolis. Isto foi possível através da compra da empresa urbana Colatinense, com sede no Bairro Juca Rosa, que iniciou operando a linha da Colônia, perímetro urbano de Eunápolis e, posteriormente, atendendo linhas à Porto Seguro.

Em 1989, aliando conhecimento e experiência significativa no ramo de transportes, a empresa adquiriu a concessão das linhas da SULBA, passando a partir de então a explorar outras linhas rodoviárias como Eunápolis/Belmonte, Eunápolis/Guaratinga/Itapebi/Cajuíta/Caiubi/Monte Alegre/Canavieiras, região de Itamaraju e outras linhas, ligando a Prado/Alcobaça/Caravelas e Teixeira de Freitas.

Ainda no ano de 1989 foi estabelecida a primeira garagem com sede em Eunápolis, antes pertencente à empresa SULBA. Posteriormente, em 2001, foi inaugurada uma nova estrutura. Já na cidade de Porto Seguro as instalações foram construídas em 1999, sendo inaugurada a nova sede em 2000.

A Brasileiro atualmente conta com um quadro em torno de 500 funcionários diretos e aproximadamente 200 indiretos distribuídos pelos Núcleos Operacionais de Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Veracel.

O trabalho da empresa é voltado para a excelência, garantia da qualidade e a capacitação dos seus profissionais em todos os aspectos humanos e técnicos. O intuito é oferecer todos os recursos necessários para alcançar a competência e assegurar qualidade de vida no trabalho.

A organização dispõe de uma frota com mais de 200 ônibus e 50 agências para atendimento de aproximadamente 55 linhas para melhor lhe atender.

A Expresso Brasileiro possui um Sistema de Gestão da Qualidade para assegurar o controle, a padronização e melhoria contínua dos processos e serviços.

O SGQ foi certificado inicialmente em Dezembro de 2003 e recertificado em Março de 2015 pela Bureau Veritas, empresa líder mundial na avaliação de conformidade e certificação que atende aos requisitos da Norma NBR ISO 9001 definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Buscar continuamente a melhoria da Qualidade dos serviços de transportes coletivo de passageiros, fretamento e transporte de encomendas, garantindo a satisfação plena das necessidades de nossos clientes a partir de atitudes sérias e conscientes de nossos profissionais.
  • Nos comprometemos a garantir:

    • Um transporte pontual, confortável e seguro aos nossos clientes;
    • O estímulo contínuo ao desenvolvimento profissional e pessoal de nossos funcionários;
    • Um ambiente de trabalho agradável e motivador aos processos de melhoria contínua;
    • A formação de parcerias sólidas com os nossos fornecedores, que resultem em crescimento mútuo;
    • Respeito à sociedade, atuando como empresa cidadã.

Fornecer transporte rodoviário de passageiros, fretamento, turismo e encomendas com segurança, pontualidade, qualidade, conforto, buscando a plena satisfação e conforto dos nossos clientes.

Ser referência de gestão no transporte coletivo de passageiros.

• Prezar pela vida e integridade das pessoas: Esta diretriz é considerada mandatória em todos os níveis da organização e deve pautar as decisões e processos da empresa;
• Preservar e honrar compromissos: São valores que devem ser praticados sistematicamente por todos;
• Respeito nas relações profissionais: Em todos os níveis da organização devemos buscar construir relacionamentos baseados nestes valores sejam com nossos clientes, parceiros e fornecedores;
• Aperfeiçoamento contínuo: Acreditamos no aperfeiçoamento contínuo da organização e na qualidade da gestão do nosso negócio e, na prestação de serviços aos clientes e sociedade.